Almocinho da semana!

A temperatura baixou novamente em Firenze, e para dar aquela esquentada no corpo, resolvi fazer uma sopa clássica de cogumelos paris. Ficou boa, mas conheço alguém que faz melhor...
Vou pedir a receita para postar aqui!


Essa foi a primeira foto que tirei com a pretinha, ela tem uma função só para tirar fotos de alimentos, mas não tive tempo de ler o manual... Foi no automático mesmo.

Up grade!

Minha máquina fotográfica, companheira de tantas viagens e situações interessantes que passei nos últimos 4 anos, começou a dar sinais de sua idade e anos de batalha... Ok, antes de ficar sem uma fiel companheira e ter um blog sem fotos, resolvi pesquisar e comprar uma máquina bacana. Encontrei essa aqui, lindinha, vintage de certa forma, não muito grande e com todas as características que procurava. E para melhorar, consegui comprar durante uma promoção na internet! Yuhuuuu!!!!


Agora as imagens postadas aqui serão todas dela, minha pretinha! 


De frente com a lente — Leica!! — aberta.


 O detalhe, bacana, do flash embutido! Amo tirar fotos sem flash...


E um super visor.

Meu cantinho

Depois de Ikea e mercado Le Cascini, meu quarto ficou bem simpático. Agora tem como receber amigos na casa, ficou com cara de salinha e não de quarto! Claro que só é assim quando eu arrumo a cama...


Na parede fiz um "varal" das fotografias do meu pé! Achei que ficou bem bacana, e bem low cost como decoração. Ideal para o momento.


Cortina bonitinha que comprei no mercado, cinco euros! Show de bola para deixar a luz difusa e ninguém do estacionamento ficar me olhando...


Escrevaninha limpa dos livros, fotos na parede, gaveteiro sob a mesa. Agora sim é um espaço de trabalho!


E para ninguém ter dúvidas eu pendurei meu certificado de Carioca na parede, assinado por Eduardo Paes e Sergio Cabral! Coisa séria... hehe

Le Cascini

Esta terça resolvi atraversar a cidade para ir num mercado de rua enorme! Fica lá no Parque Le Cascini que é um lugar lindo e tem uma quilometragem a perder de vista. O clima está esfriando e as árvores já dão os primeiros sinais da chegada do inverno... adoro as cores do outono! Espero tirar muitas fotos e aproveitar essas tonalidades de amarelo, laranja e vermelho.

E aproveitando o mercado e suas vária barraquinhas, eu e Christine compramos um sanduba de porcheta bem gostosinho para matar a fome do almoço.
Outra coisa que comprei foi uma bandejinha de caqui, os daqui são laranjas e não vermelhos como os nossos, mas são deliciosos!!! Da próxima vez posto uma foto.






Feirinha de Domingo

Esse domingo foi o último domingo do mês, e por acaso descobri que todo último domingo do mês rola uma feirinha de antiguidades muito legal na Loggia del Pesce na via Pietrapiana. Como toda feira de antiguidades achei aquelas curiosidades interessantíssimas... Meu Tio teria amado! Cheio de quinquilharia que se você olhar bem acha um objeto imperdível. Eu achei o meu, mas como é presente não poderei postar aqui... Ah!

Mas deixo uma foto um tanto tosca, feita às pressas.
(Estava acompanhada de uma amiga que não liga pra nada disso... E passou voando por todas as barraquinhas, foi muita sorte ter achado o que achei!)


IKEA

Estive na Ikea hoje... Ui, ui!
Para quem não sabe, a Ikea é uma loja estilo tok-stock só que barata e com um design nordico de pirar qualquer um! Tem de tudo, TUDO!!! Uma loucura.

E óbvio que dentro de uma loja dessas você acha tudo de que precisava e mais mil outras que não precisa mas são lindas... Eu me controlei bem. Mas ferrou quando chegou na parte de cozinha. Aí... bem, comprei coisas que precisava e outras que são muito úteis. hahaha

Essas são algumas das coisas. Uma estante para arrumar meus livros e vou usar para tirar os sapatos do armário, tá tudo atulhado, horrível. Não comprei essa cor, comprei um branquinho lindinho, mas que não dava constraste na foto. Ela é de telinha metálica, limpa, simples... baratinha.
Um gaveteiro — que nesse quarto não tem gaveta. Não é o ideal para esconder bagunça (como era meu objetivo) mas era o mais barato! E tem rodinha que facilita a limpeza, eita! dona de casa...

Uma lâmpada de mesa, um clássico e absolutamente necessário no inverno. Principalmente quando escurece às 16h30... A realidade é dura! Eu amo essa lampada, me lembra a pixar, é um design simples e custa menos de 6 euros!!! Cara, imperdível. Amo Ikea. 

E claro, uma forma de muffin! Caramba, é vermelha. Os muffins são menores que nas formas normais... e sei lá, mando pro Brasil se for o caso. Vai pelo correio, ou dou um jeito de colocar na mala, sou expert em fazer mala!

O que não sabia é que a Ikea agora tem uma parte de tecidos a metro. FANTÁSTICO! Aquele design gráfico maravilhoso por um preço bacana. Aqui todo mundo conhece e é, muito provavelmente, super batido. Porém no Brasil... super exclusivo! :)

E como o foco também é costura, comprei dois pedaços de tecido. Teria de comprar de qualquer maneira para a aula de costura, já tinham pedido... Comprei alí e farei uma jaqueta louca. Detalhe, eu comprei um tecido que parece o uniforme da guarda da Rainha no filme Alice no País das Maravilhas... vermelho, preto e branco. Vejam só, é O MÁXIMO!

E outro psicodélico ameboide. Muito legal!

Para quem quiser dar uma olhada, deixo o link que leva direto aos tecidos:

Descoberta de hoje!


Hoje quando voltei da aula de costura, encontrei minha quase ex-colega de apartamento, Teresa, em casa. E percebi que o frio que sinto não é psicológico nem vem do fato que sou carioca. É frio mesmo! A Teresa estava de casacão em casa porque estava com frio...

Conversando com ela descobri que o sistema de aquecimento do apartamento é insuficiente para o tamanho dele, e ela praticamente recomendou não ligar o aquecimento: — não esquenta mesmo, e você ainda tem de pagar uma conta altíssima de gás no fim do mês!

Ok, então quer dizer que vou congelar sempre?! Até abril? &*%$#!!!
Acho que até abril conseguirei desenvolver uma habilidade de fazer tudo com luvas!
É isso, o sol se foi e meus neurônios começam a congelar.

Muffin de Amêndoas

Ontem fiz esse lindo muffin! Na dúvida de fazê-lo, ou não, antes da aula de costura, acabei fazendo... e perdi a hora, óbvio! Mas o resultado dessa receita foi surpreendente, então nem fiquei chateada.
A Paola disse que foi a melhor receita que fiz de muffin até hoje! (não sei se ela falou de muffin especificamente, mas prefiro entender dessa maneira! :)

A receita é simples e rápida (se você já tem tudo pronto, não era o meu caso!). Originalmente o muffin é feito com uma base de massa folhada comprada pronta no supermercado. Se você não tiver isso, pode fazer uma massa amanteigada em casa. O recheio fica molinho e suculento, uma delícia ainda morno... Ou a uma temperatura ambiente que não seja 15 graus!




Muffin de Amêndoas

para 12 muffins médios

Ingredientes:
300g de massa folhada
2 ovos
80g de açúcar + duas colheres de sopa para a decoração
125g de manteiga sem sal amolecida
150g de amêndoas moídas (pó)
2 colheres de sopa de amaretto
130g de pó pronto para pudim de baunilha (daqueles que se cozinha)
50g de amêndoas picadas

Modo de preparo:
Seguir o modo de preparo da massa folhada. (Den teig auftauen lassen? Que diabos é isso?) Pré aquecer o forno em temperatura média (180 graus).
Separar a clara da gema, bater as claras em neve firme. Em outra tigela misturar o açúcar, as gemas e a manteiga amolecida até obter um creme esbranquiçado. Juntar a farinha de amêndoa, o pó de pudim e o amaretto. (eu não tinha amaretto, nem gosto, então usei aquilo que tinha — cachaça!)
Juntar as claras em neve com uma espatula misturando delicadamente para não desmontar.
Abrir a massa folhada e cortar 12 quadrados grandes (10 x 10cm). Forrar as cavidades da forma para muffins com os quadrados. Não é preciso untar a forma!
Rechear com a massa de amêndoas, dobrar as sobras de massa folhada para cima do recheio e polvilhar com uma mistura de amêndoas picadas e açúcar.
Levar ao forno por 25-30 min ou até que fique dourado. Deixe o muffin repousar dentro da forma por alguns minutos e depois desenforme-o para terminar de esfriar.

OBS: Se você não quiser usar massa folhada, pode usar a massa da torta de maçã que postei dias atrás.
Bom apetite!

Muffin di Mandorle
per 12 muffin

Ingredienti:
300gr di pasta sfoglia
2 uova
80gr di zucchero + due cucchiai per decorare
125gr di burro, ammorbidito
150gr farina di mandorle
2 cucchiai di amaretto
130gr polvere per budino alla vaniglia
50gr di mandorle tritate

Preparazione:
In seguito il metodo di preparazione della pasta sfoglia. Preriscaldare il forno a 180 gradi.
Montare l'albume e metterlo a parte. In un'altra terrina mescolare lo zucchero, i tuorli e il burro ammorbidito fino a avere una crema. Aggiungere la farina di mandorle, la polvere per budino e l'amaretto. (Non avevo amaretto, ne meno mi piace, quindi ho messo quello che avevo - cachaça!)
Aggiungere l'albume montato con una spatola, mescolare delicatamente per non smontare.
Aprire la sfoglia e tagliare 12 quadrati (10 x 10 centimetri). Foderare la teglia di muffin con i quadratti. Guarnire con la pasta di mandorle, piegare la pasta sfoglia rimanente sopra il ripieno e spolverare con la miscela di mandorle tritate e zucchero.
Cuocere in forno per 25-30 minuti o fino che siano cotti e belle. Lasciare i muffin riposare nella teglia per qualche minuto, poi toglierli per raffreddare.


NOTA: Se non si desidera utilizzare la pasta sfoglia, è possibile utilizzare la pasta frolla della crostata di mele.

De cabeça quente...

Depois de ir ao mercado, este foi o primeiro dia que usei o meu lindo chapéu. Olha que graça!
No frio que faz lá fora ele se mostrou muito útil, principalmente na volta da aula à noite. Realmente a informação do Silvio me ajudou muito. Sempre uma outra gota de sabedoria... esse homem!
Então, aprendam com ele: 60% do calor do corpo é perdido pela cabeça! Imagine só, você colocou duas meias, uma calça, uma blusa, outra blusa, um casaco, o casacão, luvas e cachecol mas não colocou nenhum gorro ou chapéu?! Tempo perdido, vai passar frio! Eu passei, eu sei.
E outra coisa que percebi é que Tico e Teco ficam congelados... Não é possível pensar muito bem com frio! Fico lezada à noite.
Mas isso tudo há de mudar, tenho chapéu! hahaha
Amanhã colocarei outra receita. Muito boa, testei hoje à tarde... perdi a hora para aula de costura! Mas ficou bom. Só tenho que tirar uma foto.
Aguardem!

Mercato a Campo di Marte

Hoje seguindo a dica dada pela Paola, minha colega de apê, fui ao mercado que tem aqui perto. Meu Deus!!! Enorme... Tem de tudo, roupas, sapatos, utensílios para casa, comida, verdura e legumes, casacões de inverno, pijama, meias, roupa íntima, etc.
Deu para perceber o drama.

Com tanta oferta e tanto frio, depois de uma hora perambulando me animei e comprei duas blusas de manga comprida, um chapéu estilinho francês para esquentar minha cabeça, uma peça de roupa — que não sei o que seria — para se colocar sobre uma blusa de manga comprida, uma forma de torta (projeto doceira!), uma tampa de panela (outro artigo muito necessário nessa casa!), uma cortina para o banheiro e uma coberta. Ui...

Começaram uma obra no prédio aos fundos do nosso. Aí agora quando vou tomar banho fico super estressada com os piões italianos... A cortina se mostrou indíspensável, ainda mais agora que eles estão trabalhando bem na mesma altura do nosso andar.

E foi isso, nenhuma foto que aquilo alí tava mais cheio que saara no carnaval! E idas ao mercado eu não farei tão cedo agora. Perigosíssimo!
Em breve tirarei foto com meu chapéu fofo e minhas unhas pink! Aguardem.

Almocinho básico!

Coisa de gente que ainda não trabalha...
Resolvi fazer crêpes para meu almoço de hoje. Já estava planejando isso há alguns dias, então hoje, sem saber o que fazer, resolvi comer meu crepe de trouxinha, lindo!

A massa é muito simples:
3 ovos
200g de farinha de trigo
500ml de leite
pitada de sal

Deixar descansar, mexendo de tempos em tempos, por uma hora antes de fazer.

Para dar uma cor eu coloquei um pouco de salsa picadinha e pimenta preta moída. E óbvio, não fiz toda essa quantidade! Essa é a proporção para 25 crepes, em média. Fiz um terço.
No recheio coloquei aquilo que achei na geladeira — cogumelos e bacon, além da ricota e um pouco de iogurte natural para ficar cremoso, em substituição ao creme de leite que deixa muito calórico e pesado.
Bacon em cubinhos já do supermercado, coloquei sobre a frigideira sem gordura, depois de dourados juntei o cogumelo que tinha cortado em fatias, pitada de sal. Pronto isso, piquei com a faca — bem pequeno — e juntei à ricotta com iogurte.
Fiz o crepe (consegui fazer 4,5 crepes! O último saiu pela metade...), esquentei o recheio e coloquei umas colheradas no centro. O mais fofo (e mais prático também) é fechar em trouxinha e amarrar com ceboulette, mas não tinha. Então cortei o crepe defeituoso em fatias finas e fiz um nozinho com muito cuidado! De quatro tirinhas arrebentei duas na hora de fazer o nó...


Antes de comer...


...e terminando a primeira trouxinha!

Crostata di Mele Calde

Esta semana comecei meu projeto de treinamento... aproveitando que agora tenho mais pessoas que posso usar como cobaia! Assim sendo, levei uma torta de maçãs à aula de costura.
Já tinha feito essa receita outra vez fora da escola de culinária, mas ela é tão boa e tão bonita que fiz de novo. Eu faço um purê de maçã e coloco as maçãs fatiadas por cima. Overdose de maçã!!!
Agora deixarei a receita aqui, como eu a faço... Bon apetit!

para forma de 25cm de diâmetro

massa:
250g de farinha de trigo
25g de leite
10g de açúcar refinado
pitada de sal
175g de manteiga sem sal
1 colher de sopa de água, se necessário
1 ovo

recheio:
4 maçãs grandes (golden)
50g de açúcar refinado
20g de manteiga (ou papel manteiga)
10g de açúcar de confeiteiro

3 maçãs grandes (golden)
1,5 colher de sopa de mel
especiarias (canela, noz moscada, cravo)
um pouco d'água

modo de fazer:
Peneirar a farinha e misturar com o açúcar e o sal. Cortar a manteiga em pedacinhos sobre a farinha e, com a ponta dos dedos, ir misturando. Esfarelando a manteiga até que pareça uma farofa doce. Isso deve ser feito rápido para não esquentar muito a manteiga. Abrir uma cavidade e juntar o ovo, o leite e, se necessário, a água. Misturar até virar uma massa homogenea e macia. Isso — novamente — deve ser feito com certa velocidade... mesmo que esteja um pouco grudenta não tem problema. Ficará tudo bem depois que você envolvê-la num filme plástico e levar à geladeira para descansar por pelo menos 30min.

Descasque todas as maçãs. Três você irá usar para o purê. Tire o miolo (sementes) e corte em pedaços, coloque numa panela com um pouco de água, o mel e as especiarias e leve ao fogo até ficarem macias. Deixe esfriar e bata com um mixer ou liquidificador.
As outras quatro maçãs devem ser cortadas ao meio. Tire o miolo com um boleador ou uma colher de chá. Corte a metade em fatias finas (quanto mais fino mais bonito fica) mantendo o formato da metade de maçã. Depois coloque sobre um tabuleiro com papel manteiga (ou untado com a manteiga), fazendo-a deslizar um pouco. Polvilhe com açúcar somente sobre as maçãs! O açúcar que cair ao lado vai queimar. Leve ao forno (fogo médio a alto, 200 graus) por 20min.
Para entender essa etapa da maçã fatiadinha fiz um passo-a-passo desenhado, e a foto da torta também ajuda!


Tire a massa da geladeira e abra formando um disco — 4mm em média. Para não sujar mesa, etc, você pode cortar dois pedaços grandes de papel manteiga. Coloque a massa entre as duas folhas e deslize o rolo de macarrao. Pode só "empurrar" a massa para abrir, não precisa rolar o rolo sobre o papel manteiga (deu para entender?). Tire a folha de cima e forre a forma com a massa. O papel de baixo ajuda na hora de transportar a massa até a forma, vire a massa deixando o papel para cima, apoie-a sobre a forma e vá tirando o papel com cuidado, arrumando a massa dentro da forma. Fure com um garfo todo o fundo, espalhe o purê e decore com as maçãs fatiadas. Dobre a massa que subiu as laterais para dentro. Leve ao forno por mais 20min (mesma temperatura) ou até ficar dourado. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro na hora de servir!

Obs. Se depois que você abrir a massa ela estiver muito mole ou grudenta para tirar o papel, leve-a à geladeira por mais uns minutos de novo.

Crostate di Mele Calde:
per una tortiera di 25 centimetri


frolla:
250gr di farina
25gr di latte
10gr di zucchero semolato
pizzico di sale
175gr di burro
1 cucchiaio di acqua, se necessario
1 uovo

ripieno:
4 mele grandi (golden)
50gr di zucchero semolato
20gr di burro (o carta da forno)
10gr di zucchero a velo
3 mele grandi (golden)
1,5 cucchiai di miele
spezie (cannella, noce moscata, chiodi di garofano)
po' d'acqua

Setacciare la farinansul tavolo, aggiungere il zucchero, il sale. Tagliare il burro a pezzetti sopra la farina ed incorporare il burro con la punta delle dita. Questo deve essere fatto in fretta altrimenti il burro scioglie. Quando. sarà incorporato fare la fontana e aggiungere l' uovo, il latte e, se necessario, l'acqua. Mescolare fino a quando non diventa una massa omogenea e morbida. Anche questo deve essere fatto veloce ... anche se è un po' appiccicosa non è un problema. Andrà bene dopo aver avvolto in pellicola trasparente e tenuto in frigorifero a riposare per almeno 30 minuti.
Sbuciare tutte le mele. Tre verrano utilizzate per il purè. Rimuovere i semi e tagliatele a pezzetti, metterle in un tegame con un po 'd'acqua, miele e spezie e cuocere fino a morbida. Lasciate raffreddare e frullare.
Gli altri quattro mele tagliare a metà. togliere il torsolo con uno scavino o un cucchiaino cercando di non sciuparla. Tagliarle a fettine sottili (il più sottile possibile perché è più bella), lasciandole composte. Adagiare su una teglia foderata con carta forno (o imburrata), scorrere un po 'indietro. Cospargere con lo zucchero sopra le mele! Lo zucchero cadrà al lato brucia. Cuocere in forno a 200 gradi per 20 minuti. Per capire meglio come tagliare le mele ho fatto uno schizzo, e guardare la foto della torta aiuta!


 
Prendere la pasta frolla e stenderla in un disco - 4 mm ca. Per non sporcare e lavorare meglio, è possibile tagliare due grossi pezzi di carta forno. Mettere l'impasto tra le fogli e far scorrere il matterello. Si può solo "spingere" la massa per stenderla. Rimuovere il foglio superiore. Foderare la tortiera facendola debordare dalle parti, spalmare il fondo con la purea di mele ed adagiarvi sopra le mele a fette con una spatolina. Ripiegarvi la pasta sopra e mettere in forno per altri 20 minuti ca (stessa temperatura) o fino alla doratura. Far intiepidire e spolverare con lo zucchero a velo! 

Nota: Se dopo aver steso la frolla è troppo morbida o appiccicosa, rivolgersi al frigorifero per qualche minuto ancora.

Scuola di Sartoria

Faz uma semana que comecei meu curso de corte e costura aqui em Firenze. A senhora que é a principal professora e dona da escola é muito engraçada... meio surda, mas um amor de pessoa! Depois de uma hora e meia de aula normalmente fazemos uma pausa. Duas pessoas são escolhidas, randomicamente, para ir até o café da esquina e comprar as bebidas.
Até hoje quem ofereceu o café da tarde foi a Sra Maria Rosaria.
Antes de terminar a primeira parte ela faz uma lista daquilo que cada um quer beber, se alguém diz que não quer beber nada ela responde "olha que com essa resposta eu deveria te 'bater' com a régua hiperbólica!" — realmente uma figura!
Assim os encarregados saem do prédio e vão à pé até o café e voltam com uma bandeja cheia de xicaras, canecas, bule, garrafinha de suco, dependendo da lista de pedidos.
A aula continua logo após a pausa.
No curso I nós estamos fazendo modelagem de roupas simples como saia... já fizemos a modelagem das saias reta; com pequeno, médio e grande evasée (é assim que se escreve? mínima idéia!). A técnica é bastante semelhante a técnica que já havia aprendido no Rio, assim não tenho tido grande problema em entender... algumas vezes é o vocabulário que me deixa perdida! Mas estou aprendendo.
No curso II começaremos amanhã com a parte prática!! E imagine só, faremos um corpete tomara-que-caia com barbatanas... Ui! Amei!!!
De modelagem aprendemos a fazer o corpo básico de uma jaqueta. Faltam as mangas...
Neste curso aprenderei a fazer cinco moldes já estabelecidos pela professora, depois disso faremos 30 modelos a nossa escolha! Isso quer dizer que podemos escolher em revistas as coisas que queremos fazer, só temos que entrar num acordo (entre as alunas) quais serão feitos. Estou muito empolgada!
A porta de madeira que se vê à esquerda é a porta de entrada do prédio onde se encontra a escola de costura. A janela com reflexo é a janela da nossa sala-auditório, onde temos as aulas de modelagem. (e a senhorinha que fugia da foto mas conseguiu aparecer em todas?! hahaha)

A vida dá voltas... muitas voltas!

Ok, a idéia era vir aqui para Florença fazer um curso de culinária durante três meses e depois continuar numa aventura pela Europa a procura de estágios... Esse era o plano! Mas tudo mudou depois que cheguei aqui na Itália. Não imaginava me sentir tão bem numa cidade desconhecida...
Durante esses meses que passei aqui recebi algumas visitas, até elas comentaram que eu estava diferente, mais feliz!

A primeira visita foi do meu queridíssimo Silvio (meu namorado). A segunda da minha mãe, lindinha e carinhosa, como toda mãe deve ser, né?!
O comentário da minha mãe foi o seguinte "você mudou mesmo, nem fica mais de mau humor pela manhã!"

Bem, tendo isso em vista, não resisti de mudar meus planos (que nem estavam tão planejados assim) e prolongar minha temporada em Florença. Para isso tive de achar um outro curso, não podia ficar aqui sem documentação... Para conseguir isso tive de quebrar a cabeça! Aqui em Florença existem milhões de cursos de culinária, mas a maioria é para turistas e são de curta duração, justamente para não precisar de papelada e burocracia italiana! Bem, eliminada essa opção, comecei um brainstorm para descobrir o que mais poderia fazer... algo que fosse útil, não muito caro, que me interessasse e que eu conseguisse o visto. Nada fácil!

Acabei achando um curso bem bacana de corte e costura!!! hahaha
Sei que não é muito lógico, mas a idéia era ficar aqui por mais tempo e durante esse período fazer estágios em restaurantes e/ou trabalhar na área de culinária. E esse curso era perfeito para isso, além de ser uma das minhas paixões...

O curso começou esta semana, já tive 3 aulas. E estou muito empolgada com o que o curso promete ser... Agora, além de receitas, terão posts de costura também! :)

Chegando de viagem! Ah!!!! Pouco espaço para muita, muita coisa...

Rio

Este mês de setembro estive no Rio, meio que de férias... resolvendo mil coisas para poder voltar a Florença e continuar com meus projetos culinários. Para saborear a cidade fiz alguns programinhas clássicos e sai muito com os amigos!
Aqui vai um gostinho desse período...

Meu pé no Arpoador!


Por do Sol no Arpoador. Lindo, mesmo no inverno...



Baladinha com a amiga Didi!!! The best... tudo — escolha do programa, música e compania, claro!

Open house na casa da Didi! Amei, amei.

5 de maio

Algumas receitas com beringela que são ótimas! Outras receitas de massa (sempre!) e uma de carne. De sobremesa uma torta muito gostosa.
Bucatini all'amatriciana: não gosto dessa massa, ela é um tipo de spaghetti com buraco no meio. Não enrola no garfo e é ruim de espetar. O sabor do molho era bom, bastante simples.
Spaghetti alla puttanesca: será que diabos eles querem dizer com isso? Essa massa acompanha salsa picada, não queijo ralado... um capricho da "puttanesca"?!
Saltimbocca alla Romana: carne de vitelo com presunto cru e salvia. Por desejo do professor fizemos um "rolê", ele adora mudar as coisas... Ficou bastante salgado e parece melhor do que de fato é.
Melanzana al pomodoro e formaggio: MARAVILHOSO! Ótimo como entrada. Beringela com tomate picadinho em cubos e queijo típico da Lombardia.
Melanzane alla parmigiana: bastante conhecida a beringela à parmigiana é muito saborosa, mas também muito pesada. Para ser mais fácil de servir é recomendado descascar a beringela antes de cortá-la.
Crostata di ricotta: torta simples e muito boa! A cara dela ficou horrorosa, este professor não é nada cuidadoso. A praia dele é outra... é chef de peixe e frutos do mar! Mais tarde colocarei as fotos da aula de peixes!

Bucatini all'amatriciana

Bucatini all'amatriciana

Preparação...

Preparação...

Na panela...alla puttanesca.

Na panela...alla puttanesca.

Puttanesca pronta para servir!

Puttanesca pronta para servir!

Saltimbocca alla Romana

Saltimbocca alla Romana

Melanzana al pomodoro e formaggio

Melanzana al pomodoro e formaggio
Não parece uma delícia?! Com pesto, tomate e queijo.

Receita

para 6 pessoas

2 beringelas cortadas em fatias redondas
100ml de azeite extra virgem
100ml de água
50ml de vinagre de vinho branco
3 tomates maduros cortados em cubos pequenos
200g de queijo (se não me engano era de cabra)

Molho pesto
30 folhas de mangericão
30 folhas de salsa
3 dentes de alho
100g de amêndoas sem casca
1 colher de chá de mostarda picante
sal, pimenta e azeite de oliva

Cozinhar as beringelas em uma frigideira grande não aderente com azeite a fogo alto, tempere com sal e se começar a grudar, respingue um pouco da água misturada ao vinagre. Essa preparação dura uns 5 min, as beringelas não devem ficar muito moles. Deixe as esfriar.
No mixer coloque todos os ingredientes para o pesto e bata até conseguir um composto como um creme.
Numa forma coberta por papel manteiga espalhe as rodelas de beringela, cubra com um pouco de pesto, cubos de tomate e o queijo em fatias. Levar ao forno para gratinar por 5 a 6 min.

Melanzane alla parmigiana.

Melanzane alla parmigiana.

Crostata di ricotta.

Crostata di ricotta.

4 de maio

Muita coisa boa nesta aula... É difícil dizer qual é a melhor aula, sabe? Sempre saio contente da escola, mesmo comendo muito e achando que vou engordar!
Peperoni Marinati: pimentão marinado muito saboroso!
Peperoni marinati in agrodolce: conserva de pimentão, eu achei muito ácido, tem muito vinagre para pouco doce!
Peperoni marinati arrotolati: enroladinhos de pimentão. Acabei não provando, mas parece muito bom!
Crostini di peperoni: estes eram realmente bons. Fora que para servir numa festinha são ótimos.
Tagliatelle panna e prosciutto: pasta com creme de leite e presunto de parma. Um clássico sempre bem vindo.
Roast-Beef à Italiana: continuo preferindo o feeito pelo meu amor...
Sformato di spinaci: acompanhamento de espinafre muito bom! Feito no forno... uma delícia! Podia comer só isso.
Pere al vino rosso: Algo simples e muito elegante, peras cozidas no vinho tinto.
Cialde alle mandorle: biscoitinho do Gula Gula! Gente é muito fácil de fazer! Quase ridículo... que perigo.

Vista geral de todos os preparos com pimentões.

Vista geral de todos os preparos com pimentões.

Crostini

Crostini

Peperoni arrotolati.

Peperoni arrotolati.

Tagliatelle

Tagliatelle

Sformato e Roast-Beef

Sformato e Roast-Beef

Pera no vinho tinto e biscoitinho Gula Gula

Pera no vinho tinto e biscoitinho Gula Gula

Receita

60g de açúcar
1/2 colher de sopa de farinha peneirada
1 colher de sopa de leite
50g de manteiga sem sal
50g de amêndoas picadas

Colocar o açúcar, a farinha, o leite e a manteiga em uma panela de fundo grosso. Derreta e misture tudo em fogo baixo, junte as amêndoas. Deixe cozinhar por 3 min até que ganhe consistência.
Cubra uma forma com papel manteiga e faça montinhos (com ajuda de duas colherinhas) bem distantes uns dos outros com a mistura de amêndoas. Os montinhos vão derreter no forno e se espalhar bastante!
Levar ao forno pré-aquecido a temp. média até que fiquem dourados. Tirá-los da forma após alguns segundos, se quiser dá para modelá-los sobre o rolo de abrir massa... mas é preciso fazer isso enquanto ainda estão quentes e queima o dedo!

Armando

Este é um restaurante tradicional de Florença. Quando comentamos sobre ele na escola uma das professoras disse "Armando me lembra infância e família!"
Até hoje é um ótimo restaurante para se jantar... ambiente familiar e aconchegante, atendimento muito bom e comida super caseira. Ótima dica!
Neste dia estava meio tristinha, não tinha resolvido o problema do apartamento, meio sozinha... Nada melhor que comer bem, não é mesmo?
Comi uma saladinha de entrada com peras, uvas e folhas. Ótima! De prato principal pedi um Spaghetti com abobrinha e tomates — bastante leve.
Nesse meio tempo chegou um homem com sua irmã, clientes da casa. Receberam um prato lindo cheio de presunto de parma com um perfume maravilhoso... e eu ouvindo "que delícia!"
Olhei, não pude evitar! Assim, ao terminar meu spaghetti o moço pediu para a garçonete me trazer uma porção de presunto também! ;)
Então comi aquilo tudo mais umas fatias de presunto! Realmente delicioso.

O restaurante.

O restaurante.
via borgo ogni santi

Minha salada.

Minha salada.

O Spaghetti.

O Spaghetti.

Pasta fatta in casa

Nesta semana uma loja (maravilhosa) de artigos para casa organizou uma demostração de como fazer massa fresca, mostrando como usar todos aqueles utensílios que não sabemos para que servem, etc. Lindo, ótimo... que vontade de comprar coisas e sair fazendo massa também!
O melhor de tudo é que o moço na foto não é chef nem cozinheiro, é um atendente da loja! Acredita?! Era tão simpático em explicar tudo que parecia alguém contratado de um restaurante.
Ele fez massa com tomate, seppie (tinta de um tipo de lula), espinafre... Lindinho, né?



Ravioles recheados de espinafre e ricota. Que fome! Saimos de lá para comer alguma coisa...

Sonhos... ou pesadelos?!

Sonhos... ou pesadelos?!
Nesses dias, na segunda aula de confeitaria com o Chef Calosi, recebemos um pouco de massa de fermento biológico para fazermos algo em casa. Eu depois de uns 3 dias fiz sonhos. Que pesadelo! :)
Fiz bastante direitinho, mas não tive paciência para esperar a massa dobrar de tamanho. Então ficou um tanto compacto... Mas além disso tinha algo que não estava direito, um gosto estranho. Paola (minha colega de apartamento) decifrou o problema, não era gosto de fermento, mas um azedo. Tantos dias na geladeira... tadinhos, morreram!
Porém, sem saber disso tudo, as fotos ficaram boas!
Detalhe do meu infusor de chá super legal.

Meu infusor!

Meu infusor!

Jantar na minha casa!

Fim de semana passada fomos jantar na casa da Christine. Ela fez um super jantar com entrada, prato principal e sobremesa... Que delícia!
De entrada comemos um creme de abobrinha com camarão. Desculpem, estava tão bom que não consegui tirar foto!
Prato principal ela fez a Arista com purê de batatas e ervilhas frescas com bacon. Tudo muito bom!
Sobremesa: copinho de frutas (morango e damasco) com Chantilly.
Ainda saimos para dar uma volta e ir num bar. Christine está à procura de seu "italian lover"! :)

Nesta semana, quarta-feira 13 de maio, fiz um jantarzinho simples aqui em casa. Uma receita que aprendemos na escola esses dias e que é de comer de joelhos! hummm...

Próximo sábado a M.i.J (Made in Japan, codinome da minha amiga!) nos convidou para jantar — COMIDA JAPONESA! Vamos cedinho ao mercado e à tarde ela ainda prometeu ensinar a cortar o peixe e fazer sushi... Hahahaha vai ser divertido!

Minha cozinha! M.i.J, eu e Christine.

Prato principal da Christine

Amo meia-calça estampada!

Amo meia-calça estampada!
Foto tosquinha, mas minha meia... Linda!!! Estrelinhas fofas!
O pessoal por aqui ama meia-calça colorida, de renda, estampada, etc. Tem de todos os tipos e para todos os gostos... e ninguém tá nem aí pro tipo de combinação que você faz! Tem coisas muito legais, pessoas com estilos maravilhosos que adoraria tirar foto como o "Sartorialist", mas não sou ele, né?! Não paro as pessoas na rua!
Mas hoje também vi uma mulher que era o cão! Até a italiana comentou com o amigo... Poxa, a bota cano longo estilo cowboy não fechava mais o zipper! Que isso...

Novas ideias!

A rotina aqui em Firenze é muito agitada, não consigo manter um ritmo de postagens eficaz... Resolvi mudar a minha proposta inicial, vou postando as fotos das aulas, da cidade, dos passeios e quando conseguir coloco alguma receita completa. Espero que ninguém fique muito chateado ou com fome... :)

Primeira aula de confeitaria... Que loucura!

Nossa primeira aula de confeitaria foi intensa por vários motivos, o professor fala de forma um tanto particular, vai diminuindo o volume de acordo com o fim da frase. Além disso, muita coisa tinha que estar semipronto pois não havia tempo de esperar o fermento biológico crescer. Assim ele fazia uma coisa, mas você tinha que entender que antes daquele momento havia milhões de outras etapas. Complexo!
No fim foi ótimo, comemos muito e ainda levamos croissant para o café da manhã do dia seguinte....

Sonho de consumo

Sonho de consumo
Linda kitchenaid vermelha!!!

Croissant

Croissant
Massa folhada para croissant

segundo momento...

segundo momento...

Crema Pasticcera

Crema Pasticcera
Creme de confeiteiro com baunilha de verdade!

E pronto para ser devorado!

E pronto para ser devorado!
Não é lindo? Pena que engorda tanto...

Variações com a mesma massa

Variações com a mesma massa
Polacchina

Preparação do Pain au Chocolat

Preparação do Pain au Chocolat
Olha que delícia! Imagine pronto...

Irresistível!

Irresistível!

Brioche

Brioche
recheado com crema pasticcera

Brioche e suas variações

Brioche e suas variações
Este era a mesma massa do brioche só que com amêndoas. No fim ainda foi recheado com creme Chantilly, não precisava...

Baba (Babá)

Baba (Babá)
Realmente essa massa era igual aquela geleca que todo mundo tinha quando criança! Mas depois que vai ao forno... que delícia!

Baba depois do forno, segunda etapa!

Baba depois do forno, segunda etapa!
depois desse momento ainda foi banhado em calda de chá de laranja e cointreau... irresistível! Essa é a rasão de não ter nenhuma foto dele pronto... Super leve e derretia na boca! hummm

Quarta aula - 30 de abril

Este dia foi ótimo! Fizemos um almoço super completo: entrada de torradinha com patê de figado de galinha, como prato principal costelas de porco com batatas no forno e saladinha. Ficou faltando a sobremesa, mas como à noite tinhamos a aula de confeitaria, nem fez falta!

O patê é realmente simples e muito gostoso... Acho que aos poucos vou conseguir superar meu problema com figado! A limpeza que é um tanto estranha, não fui eu que fiz. Vamos ver se no dia que tentar sozinha não vou ter um bloqueio... :)
A costela de porco se chama Arista (árista) e quer dizer a melhor parte do porco. Uma palavra que está relacionada a aristocracia, o pedaço mais caro, etc. Ele foi recheado com ervas e frito na panela antes de ir ao forno.
As batatas também ficaram uma delícia, mas pra ficar assim deve se colocar azeite sem medo!

Crostini di Fegatini

Crostini di Fegatini
Torrada com patê de figado

Arista

Arista
A nossa arista antes de ser cortada em fatias. Tá meio fora de foco...

Batatas ao forno

Batatas ao forno
O alho pode ir inteiro, com casca! Tempera com sal, pimenta e alecrim.

Dicas para a batata!

Depois de cortar a batata em pedaços se coloca ela dentro d'água para tirar o amido da superfície cortada (na receita diz por meia hora). Dessa forma a batata não gruda uma na outra se for frita, etc.

Antes de levar ao forno, ferva uma panela d'água, quando estiver fervendo jogue as batatas e dê uma cozida rápida por 2min. Dessa forma a batata vai fazer uma crostinha quando levada ao forno!
Escorrer as batatas após os 2min, secar as batatas com papel toalha e colocá-las sobre uma forma coberta com papel manteiga. Tempeire com alecrim, pimenta e dente de alho. Pode-se colocar folha de louro também. Regue com muito azeite e leve ao forno quente por cerca de 30min.

COLOQUE O SAL SÓ NO FIM! Se você colocar na hora de levar ao forno elas vão soltar água e não ficará crocante.

Fim da aula

Fim da aula
Assim ficou nossa mesa de preparo depois de tudo pronto!

Meu prato

Meu prato
Este foi o meu prato, junto meu caderno com milhares de anotações...

Terceira aula

Neste dia conhecemos o professor Claudio. Tivemos uma aula teórica sobre higiene, etc. Bastante semelhante com as regras de higiene sanitária que temos no Brasil... Nada de muito novo.
No fim da aula fizemos uma pasta com o Ragù Napolitano, que depois de tanto tempo de preparo nem achei assim tão bom... Sei lá! Fizemos o Ragù durante dois dias de aula e no fim não sei dizer se recompensa tanto diante de tanto trabalho. Mas foi bom ter algo para almoço de qualquer forma.

Esse professor é um tanto estranho, não muito ou nada didático! Parece que não preara a aula e é meio confuso na hora de orquestrar as receitas. Bem, cada professor tem seu jeito. Aos poucos vou escrevendo um pouco sobre cada um!

Claudio

Claudio

Ragù Napolitano

Ragù Napolitano
Essa massa é complicadíssima de se comer! Fora que é meio estranha na sua apresentação, né?!

Segundo dia de aula

Tivemos aula com a professora Gianna. Muito simpática e profissional, consegue passar a informação com calma e de forma simples de se entender. Tivemos uma aula sobre molhos a base de azeite de oliva. Muito boa e muito pesada... Temos que provar tudo aquilo que fazemos em aula! Como cozinhamos três molhos diferentes e ainda fizemos uma espécie de picadinho toscano, comemos muito! Mas estava tudo delicioso... um perigo.

Gianna

Gianna
Nossa professora jovem.

spezzatino con le patate

spezzatino con le patate
Esse é fácil de entender, picadinho com batata. Muito gostoso! Depois de tanto macarrão ter um picadinho como prato principal é um luxo!

Salteando o spaghetti

Salteando o spaghetti
Antes de terminado o cozimento do spaghetti, os italianos tiram ele d'água e jogam junto ao molho na frigideira. Ele chegará ao ponto "al dente" durante esse processo.

Spaghetti com molho de laranja

Spaghetti com molho de laranja
Receita simples e saborosa... Leva anchovas e salsa picada

Spaghetti com molho de anchovas

Spaghetti com molho de anchovas
Muito simples e gostoso... leva farinha de rosca tostada e parmesão ralado.

Cantuccini di Prato

Cantuccini di Prato
Biscoitinhos tipicos da cidade de Prato, devem ser degustados com vinho Santo, aqueles doces de sobremesa. Muito bom!

Escola Cordon Bleu Firenze

Escola Cordon Bleu Firenze
esta é uma parte da cozinha... muito limpa e organizada!

a outra parte da cozinha. De preto a proprietária e professora Gabriella Mari, ao seu lado está Giana, outra professora. Ao fundo está Masako, aluna japonesa.

Algumas receitas básicas!

Bem, estou meio atrasada com essa história de blog, mas ainda não me acomodei em um lugar permanente, tá tudo meio bagunçado!
Achei que no fds teria tempo de organizar tudo, mas acabei tendo um feriado bastante agitado e intenso de caminhadas, passeios... Melhor assim!

Vou postar o que ficou faltando da primeira aula, aquelas receitas básicas tipo 'Caldo de Carne' e 'Fondo Bruno'.

Brodo di Carne e Bollito

Ingredientes
1kg de carne bovina (tanto carne quanto osso)
700g de lingüiça de vitelo
1 cebola branca espetada com um cravo
1 dente de alho
1 cenoura em pedaços
1 tomate maduro (facultativo)
1 talo de aipo em pedaços (não se usa as folhas, mas pode-se guardar para decoração)
1 maço de ervas aromáticas (ramo de salsa, louro, tomilho...)
sal grosso
4 litros d’água
pimenta preta em grãos

Modo de preparo:
Deixar de molho durante uma hora em água fria a carne e os ossos.
Em uma panela grande, colocar a água fria e os ossos, leve a ebulição. Durante esse processo aparece uma espuminha estranha, esta deve ser retirada, ou pode-se jogar esta água fora e começar tudo de novo.
Juntar as verduras e o enroladinho de ervas. Ferva lentamente, fogo baixo, por pelo menos 2h30 com a panela semicoberta. O caldo deve ser filtrado para se retirar a parte solida do brodo.
Nesta preparação a carne solta todo o seu sabor e líquido na água, por isso não é saborosa. Caso se queira aproveitar, esta é recomendada para preparações de salada, a vinagrete com cebola, etc.

Muitos chefs cozinham carnes, que serão usadas em receitas diversas, no brodo para ressaltar o sabor. O brodo também é muito utilizado em lugar da água pura para diluir um molho ou para acrescer líquido em uma preparação... Vocês vão ver que o brodo é praticamente indispensável em uma cozinha!

Fondo Bruno

Outro clássico da cozinha! É a base de vários molhos de carne, o primeiro estágio do Demiglace.

Ingredientes
2kg de osso de vitela ou bovina (deixado de molho por duas horas em água fria)
200g de carne bovina ou vitela
100g de pele de porco
1 cebola roxa ou branca
1 cenoura
1 talo de aipo
1 dente de alho (pode ser com casca)
1 enroladinho de ervas aromáticas (veja a receita de Brodo)
vinho tinto
sal grosso
grãos de pimenta

Modo de preparo:
Depois de deixar os ossos de molho, escorrer e colocar tudo num tabuleiro ou panela que possa ir ao forno junto com as outras carnes. Levar ao forno bem quente deixando-as bem douradas. Assim toda a gordura da carne se derrete e pode ser separada. Feito isso, retire a carne do tabuleiro e coloque-a em uma panela bem grande com 5 a 6 litros de água fria. Leve a ebulição.
Enquanto isso, retire a gordura do tabuleiro com cuidado. Leve o tabuleiro sobre o fogão, junte as verduras picadas finamente e o enroladinho de ervas. Refogue brevemente e junte o vinho tinto em abundancia para “deglassar” bem o fundo do tabuleiro. Quer dizer, derreter todo aquele caldo de carne que grudou no fundo. Junte este molho à panela onde está a carne e deixe ferver lentamente. Retire se necessário a espuma que se formar com uma escumadeira. Quando o líquido se reduzir a altura dos ossos, o Fondo Bruno estará pronto. Retire a carne, peneire o líquido tirando as partes sólidas e deixe esfriar. Com a carne pode-se fazer almôndegas e outras preparações pois esta é bem saborosa!

A partir do fondo bruno também pode se fazer o “Demiglace” e o “Glace de Viande”. Para tanto deve se reduzir o fundo bruno até uma consistência de xarope, usando panelas cada vez menores.
A “Glace de Viande” é a redução do demiglace.

Recomenda-se não colocar sal no fondo bruno para não arriscar de ficar muito salgado quando estiver pronto.
O fondo bruno pode ser congelado em forminhas de gelo para ser usado posteriormente. Coloque sempre uma etiqueta com a data de fabricação e indicação do que é, os preparos devem ser consumidos em até 3 meses.

Firenze

Firenze

Primeiro dia no Cordon Bleu

Vou tentar organizar as coisas aqui no Blog. Hoje o dia foi intenso e aprendemos várias receitas... Colocarei as receitas da parte da tarde que consegui tirar foto. As outras todas — estávamos com tanta fome — comemos antes de conseguir pensar em fotografar!

Fondente di patate com lenticchie del castellucio e pancetta croccante

Fondente di patate com lenticchie del castellucio e pancetta croccante
Receita do Chef Bonucci

Receita

Ingredientes
batatas cozidas
brodo
creme de leite fresco
cebola, louro e alho
lentinhas cozidas
bacon
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Descasque e cozinhe as batatas no leite com folha de louro, quando estiverem macias, passe no espremedor para obter um purê. Coloque numa panela e misture um pouco do brodo, ajuste o sal e tempere com pimenta. Se ficar muito consistente misture um pouco de leite ou creme de leite. Deve ser bastante liquido, como um creme.
Doure a cebola picada no azeite junto com o alho (este pode ser inteiro e com casca) e folha de louro. Junte o bacon cortado em cubos. Quando estiver pronto junte as lentinhas e deixe no fogo por alguns instantes até pegar gosto.
Corte fatias longas e finas de bacon, leve em uma travessa ao micro-ondas. Vire as fatias para irem secando dos dois lados, até ficarem crocantes. Seque num guardanapo o excesso de gordura.
Numa tigela pequenina coloque um pouco de creme de batata, por cima uma colherada de lentilhas e para decorar uma fatia de bacon crocante. Pode-se aprimorar a decoração com um fio de azeite, uma pitada de pimenta e cebolinha.

Tortino di patate con crema di parmigiano

Tortino di patate con crema di parmigiano
Chef Bonucci

Receita

Ingredientes:
batatas cozidas
cebola roxa
parmesão
azeite extra virgem
creme de leite fresco
sal e pimenta a gosto
batata frita a portuguesa para decoração
pitada de noz moscada

Modo de preparo:
Pique as cebolas, refogue no azeite com um pouco de açúcar e folha de louro. Assim que estiver pronta junte o vinho tinto e deixe cozinhar.
Descasque e cozinhe as batatas no leite com folha de louro, quando estiverem macias, passe no espremedor para obter um purê. Misture o parmesão, o azeite até obter uma textura cremosa, mas firme. Tempere com sal e pimenta.
Leve ao fogo o creme de leite ecom um pouco de parmesão, cozinhe em fogo baixo até engrossar. Coloque uma pitada de noz moscada.Unte forminhas individuais com manteiga e coloque uma camada de meio centímetro de cebola, cubra o restante com o purê de batata. Leve as forminhas em banho maria ao forno (temperatura média) por cerca de 15 minutos.
Desenforme uma forminha sobre um prato, derrame um pouco do creme de parmesão envolta da tortinha, decore com a batata frita e gotas de um molho escuro.

Uovo d'oro farcito

Uovo d'oro farcito
Chef Bonucci

Receita

Ingredientes
batatas cozidas
açafrão
ovo de codorna
parmesão
creme de leite fresco

Modo de preparo:
Descasque e corte as pontas das batatas de modo que fiquem em pé. Tire com uma faca o miolo, como se fosse um “copinho”. Cozinhe-as em água com açafrão e sal por cerca de 10min. Controle a consistência com um palito, elas não devem ficar muito macias e sim crocantes!Faça um creme com os miolos de batata, o parmesão e um pouco de creme de leite. Tempere com pimenta.
Coloque as batatas sobre uma forma, em cada uma coloque um ovo de codorna (cru) e cubra com uma colherada do creme parmesão.
Leve ao forno (temp. média) até que estejam cozidos. Isto vai depender do tamanho das batatas... por isso elas devem ter tamanho o mais semelhante possível.
Depois de cozido, corte a batata ao meio e arrume-a sobre um prato. Pode-se decorar de várias formas, com cogumelos frescos, molho de queijo, cebolinha, etc. O ideal é que a gema do ovo não esteja completamente sólida.

Fois Gras con gelatina di Aperol e arancie flambate

Fois Gras con gelatina di Aperol e arancie flambate
Chef Bonucci

Receita

Ingredientes para gelatina
250g de licor
50g de água
2g de Agar-agar (alga japonesa que substitui gelatina incolor)
1 colher de sopa de açúcar

Modo de preparo:
Leve tudo ao fogo até ferver, coloque em uma forma de maneira que tenha meio centímetro de altura, coloque no congelador para endurecer. O Agar-agar toma consistência mais rapidamente que a gelatina convencional.

Ingredientes para preparo da laranja
2 laranjas
manteiga
açúcar demerara
folhas de louro

Ingredientes para redução de molho de soja com aceto balsâmico
dois terços de aceto balsâmico
um terço de molho de soja
1 colher de açúcar

Modo de preparo:
Com um zester retire a casca das laranjas. Descasque-as e corte os gomos prestando atenção para descartar a parte branca. Deve retirar somente a polpa!
Em uma frigideira derreta a manteiga e um pouco de açúcar junto com duas folhas de louro. Quando estiver pronto junte os gomos de laranja e um pouco de ‘gran marnier’ para flambar. Não deixe cozinhar por muito tempo para os gomos não se desfazerem!
Em outra panela coloque um pouco d’água e açúcar até fazer uma calda. Jogue as cascas de laranja e deixe cozinhar para perderem o gosto amargo. Escorra.
Corte torradas de pão e frite-as em uma frigideira com azeite.
Decore um prato com a redução do molho de soja, coloque a torrada, por cima o fois gras e cubra com a gelatina de licor. Arranje os gomos de laranja ao lado e jogue uma pitada de sal grosso, cebolinha e pimenta moída sobre a torradinha/ prato.