Mercado Central de Firenze

Itália o lugar onde o limão siciliano custa menos que o limão (lime em italiano)! A questão é que a maioria das receitas usa o siciliano e não o limão... Só a gente que se ferra mesmo. Mas nossa caipirinha é mais gostosa! a feijoada é o máximo e o pé de porco ou a orelha não é nada estranha após passar por um estande do mercado que se chamava "La Tripparia"! (não tive coragem de tirar foto... Vendia testiculo de boi, vocês imaginam o tamanho?! Aff...)


Tomates, um mundo particular e cheio de variedade! Olha só isso!!! Cada um é um tipo diferente, cada qual é adequado para um uso diverso: molho, salada, etc. Não entendo nada de tomate!


Beringela: essa me parece ser um tipo diferente do que temos no Brasil, mais alongado! Eles também tem uma redondinha menos violeta/roxa. Tem partes mais brancas e o sabor não é amargo como o da nossa beringela...



Estande de frutas secas, só de uvas tinha uma variedade incrível... nunca tinha visto passas verdes — sem corante!!! Comprei banana chips... meio caído! Sei lá, um gosto meio farinhento.




"Milo também quer!!!"
O cachorro da M.i.J. tava doido na frente dos queijos. Ele come de tudo, não importa o que seja! Além dos queijos esse estande também tinha frios. Parece ser bom! Mas uma vez aberta essa "porta" não sei onde vou parar... Uns 10kg mais gorda?! :)




Outro estande interessante: presunto! Tinha até pata negra não depilada... Essa não compraria jamais, toda peluda.



Essa achei bonita de ver, só! Nem sei qual era a especialidade deles...


7 de maio — Especial Alcachofra

Neste dia fizemos várias receitas e preparações com alcachofras diferentes. Todas, ou quase todas muito boas!

Na Itália existem diferentes tipos de alcachofra. Nesta aula preparamos dois tipos diferentes, é o fim da estação para elas e não existe mais grande variedade no mercado agora.
A menorzinha e mais alongada é boa para ser comida sozinha e deve ser cozida por pouco tempo. A grande redonda é adequada para ser recheada e pode ter um cozimento mais longo.

Para limpá-las deve se usar luvas de borracha, elas deixam as mãos pretas e tem espinhos. Se corta mais ou menos na metade e se tira as folhas externas que são duras. Deve se "descascar" a alcachofra até as folhas serem mais amarelinhas onde foram cortadas. O miolo deve ser retirado com uma colher ou aquele utensílio de fazer bolinha em batata. É importante tirar toda aquela "barba" ou "pelo" que a alcachofra tem!
O que se deve ter em mente é que metade do que você comprou vai para o lixo e a outra metade é que será aproveitada... não seja tímido na hora de tirar as folhas externas, é horrível comer uma folha dura!
Depois desse trabalho é preciso colocá-las em uma solução de água com limão para não ficarem pretas.

Carciofi Ritti

Esta alcachofra foi recheada com uma mistura de bacon, alho, salsa picada e casca de limão siciliano. Bate-se todos esses ingredientes no mixer junto com azeite e esse é o composto do recheio. Depois disso a alcachofra é cozida em pézinha na panela junto com molho de tomate com a tampa fechada por cerca de uma hora. Se começar a grudar junta-se um pouco d'água ou brodo.

É boa, muito saborosa. Mas não muito delicada! Um tanto pesado para ser acompanhamento de lagum outro prato...


Carciofo in Crosta

Maravilhoso e muito vistoso como entrada! Bastante delicado apesar do recheio com molho bechamel. Essa receita também pode ser um acompanhamento de uma carne por exemplo.

Carciofi Saltati

Esta receita foi modificada pelo Claudio durante a aula. Na verdade é salteado na frigideira e basta, mas ele resolveu transformar num "omelette". Assim pode ser tanto um proto principal como um acompanhamento de uma carne...

Deixo uma sequência de fotos da Christine aprendendo a virar o omelette com a técnica da tampa! Parece bastante simples, mas quando fui fazer o omelette dobrou e rachou... Deve-se colocá-lo de volta na frigideira com muito cuidado!

Carciofi Crudi

Cortar as alcachofras cruas bem fininhas e temperar com limão, sal, pimenta e azeite. Devem ser bem frescas ou adquirem um gosto amargo.

Carciofi alla Romana

Essa era tão boa que nem tirei foto... Mas é bem simples! Você limpa as alcachofras e as coloca de cabeça para baixo numa panela com suco de limão siciliano, dois dentes de alho fresco, hortelã, azeite de oliva e pimenta preta moída na hora. Juntar 200ml de água e deixar cozinhar por 20min em média ou até que estejam macias. Pode-se deixar o talo da alcachofra. Alí você espeta com um garfo e vê se já está pronto ou não. O talo também é comestível, mas deve ser descascado!

Para pegar mais sabor você pode colocar os temperos dentro da alcachofra e tirá-los na hora de servir. Não exagere na hortelã ou ficará com um gosto muito forte!


Carciofi al Pangrattato

Uma receita com uma cara de salada... Eles gostam de usar vingre nas coisas, e eu adoro vinagre, mas tenho achado sempre exagerado no vinagre.

Cortar as alcachofras em fatias finas, cozinhá-las brevemente em água com limão e depois salteá-las na frigideira com azeite e alho fatiado finamente. Jogar um pouco de vinagre de vinho branco sobre as alcachofras (meio copo para 8 alcachofras). Quando tiver evaporado, retirar as alcachofras e tostar as migalhas de pão (4 colheres) no azeite com alho restante na frigideira. Juntar alcaparras e colocar essa mistura sobre as alcachofras. Servir frio e adicionar azeite e vinagre a gosto.
Como variante pode-se fazer a mesma receita com beringela e abobrinha frita junto com folhas de sálvia e cebola.

De sobremesa fizemos uma torta muito simples e ótima!


Torta della Nonna

Salgar a água antes ou depois?!

Agora aqui na Itália todas as dúvidas foram respondidas com razões científicas, comprovadas em laboratório, etc.
Para os mais chatinhos (a pessoa em questão vai entender), a massa fresca deve ter sua água salgada antes da introdução da massa na água fervente. Como o cozimento é muito rápido, ela não absorveria o sal no caso contrário.
Já o macarrão seco, o mais tradicional no Brasil, deve ter sua água salgada quando a água voltar a ferver, após colocada a massa na panela. Dessa forma a massa cozinha melhor, uma questão de reações físico-químicas entre os compostos da massa, água e sal.
Nos restaurantes isso não acontece, pois a água é salgada uma vez e é usada essa mesma água para a preparação de vários pratos de pasta italiana...

No fim a diferença do ponto de ebulição da água salgada ou não salgada é de segundos e não deve ser levada em consideração!

Espero que tenha respondido à essa problemática importantíssima sobre como cozinhar nosso macarrão Barilla, De Cecco, Piraquê, etc.

6 de maio

Esse dia foi fantástico!
Aprendemos a fazer várias coisas boas da culinária italiana. Digamos que é preciso muita má vontade para não gostar da culinária italiana... Até coisas muito estranhas esteticamente falando e outras combinações inusitadas são transformadas em pratos deliciosos. Como eles conseguem?
Mas a tradição italiana de comer, essa arte de comer é algo que está no sangue desse povo! As pessoas não dizem que uma torradinha com patê está boa, elas dizem "Mas você colocou mangericão? Ficou ótimo!" ou "Tem uma pitada de noz moscada, né?!".
Muita coisa a se aprender!


Fagottini di Lattuga

Esse prato me lembra um pouco aqueles enrolados em folha de parreira árabes. Mas não tem absolutamente nada a ver!
Esses enroladinhos de alface adocicados recheados com carne de vitelo e biscoitos "amaretti" tem um sabor um tanto particular. São saborosos e a proposta é bastante interessante, mas depois de todo o resto que preparamos na aula... Bem, ficou meio fora de lugar!


após o tempo de cozimento com brodo.

Polpettone in Umido
É uma almôndega gigante que no fim é servido como um bolo de carne, mas fica diferente. Muito macio e suculento pela mistura de carne de porco junto à carne moída bovina.
Depois de serem refogadas com azeite para formar aquela crostinha, são cozidas em molho de tomate por 30min.


Antes de se cortar a carne é preciso esperar um tempo, deixar ela descansar após terminado o cozimento. Nesse período o suco da carne se volta ao centro e permanece suculenta mesmo após cortada!
Tantos detalhes científicos... ADORO!
Tudo tem um porquê, mesmo o que fazemos sem pensar.



Spaghetti con le Polpette alla Siciliana
Um prato super tradicional na Itália que agrada a todas as idades!
As almôndegas são bastante temperadas com mangericão, alho, salsa e parmesão. Uma delícia!




Gnudi ou Strozzapreti
Esse vocês já ouviram falar! É muito simples e é maravilhoso. Vou postar a receita.
Para 4-5 pessoas
Ingredientes
500g de ricota fresca
350g de espinafre cozido e espremido para tirar o excesso de água
100g de parmesão ralado
2 ovos
5 colheres de farinha de trigo peneirada (em média)
noz moscada ou casca de limão siciliano
pimenta preta moída na hora
Molho
algumas folhas de sálvia
100g de manteiga sem sal
sal
Deixar a ricota escorrer sobre uma peneira, após 30min (em média) peneirar a ricota em uma vasilha grande. Misturar o espinafre já cozido, espremido e picado finamente. Juntar o sal, a pimenta, a noz moscada ou a casca de limão, os ovos (pode ser necessário mais de 2 dependendo do tamanho, a farinha e 2 colheres de parmesão ralado. Misturar bem e formar uma bolinha do tamanho de uma noz com as mãos enfarinhadas. Fazer um teste com essa bolinha para ver se ela mantém sua forma durante o cozimento em água fervente com sal. Ela estará pronta quando voltar à superfície, como um gnocche comum. Se ela se desfizer, ponha mais farinha na mistura de ricota.
Um uma frigideira derreter a manteiga junto às folhas de sálvia. Condimentar o gnudi já pronto com o molho e o parmesão ralado restante!
Esse prato também pode ser congelado após seu cozimento. Coloque um pouco de manteiga derretida somente para evitar que grudem no processo e descongele no microondas. Faça o molho na hora de servir.

Giorgia

Nesses dias fui a um show de uma italiana muito famosa. Como todos haviam me dito ela é bastante melosa em suas composições, mas também tem músicas mais dançantes! Nessas músicas 3 street dancers subiam ao palco, muito legal.

A dicção dela é perfeita, o que é maravilhoso para se enteder do que se trata a canção. Gostei muito!

A verdade sobre os cadeados...

Quando estava viajando com as meninas aqui pela Europa ficamos muito, mas muito intrigadas com esses cadeados! Na Ponte Vecchio aqui de Florença tem uma grade que protege uma estátua que fica cheia, cheia, cheia de cadeados. Volta e meia a prefeitura vem e tira tudo... É meninas, quando voltei a Florença não tinha nada daquilo que vimos!

Descobri que isso é uma tradição, aparentemente um romance transformado em filme tinha uma cena em que um casal jurava amor eterno trancando um cadeado em uma grade de uma ponte e jogando a chave no rio. O filme virou um clássico e assim também essa jura de amor! Os camelôs vendem cadeados a 2 euros e os casais colocam seus cadeados na grade, jogam as chaves no Arno e por assim vai... até que um dia uma grade tombou pelo peso! Desde então a prefeitura entrou nesse ciclo e começou a tirar os cadeados de tempos em tempos. Lindo... amor eterno até que a prefeitura os separe! :)

Nesses dias estava andando por outra ponte e vi esses aqui. Achei muito poético, só um ponto em toda a ponte. Uma concentração de cadeados. Minha amiga M.i.J acha que além da quetão da segurança tem um problema de contaminação do rio... Um dia isso vai ser um problema, mas até um remador encalhar a prefeitura não deve fazer nada!

Red + ready = my bike!

É puro charme, eu sei!

Agora ela ainda está mais bonita porque troquei o banco... af! Meus ísquios estavam suplicando por isso. Dei um trato nos freios e desempenei a roda traseira, não o suficiente, continua fazendo barulho na pastilha de freio, mas foi uma tentativa! No fim das contas não dá para querer que uma bicicleta de terceira mão seja perfeita como uma nova.
A vida de bicicleta é mais bonita e veloz... não preciso pensar em 30min para chegar nos lugares! Fora que me lembro do Queen, minha campainha é igual a da música!!! Espero que vocês saibam de que música estou falando...

Aula de peixe I — 14 de maio

Preparamos na nossa primeira aula três peixes diferentes. Aparentemente, após uma conversa com minha mãe, todos eles podem ser comprados no Brasil.


O peixe pequenino vermelho se chama Triglia (trilha). O peixe vermelho grande é Gallinella e o cinza grande é Branzino.

Gallinella
Filet de Gallinella envolta em beringela. Pronto para ir ao forno!


Filetto di gallinella nella melanzana e caviale di melanzana.


Muito saboroso, este peixe foi envolto em uma fatia de beringela — grelhada previamente no forno — e servida em berço de purê de beringela.

Esta receita dá um tanto de traballho porque é preciso fatiar as beringelas, levá-las ao forno, esperar esfriar minimamente, enrolar o filet com a fatia de beringela, levá-lo ao forno por 15min. Depois fazer o purê de beringela em um mixer e servir quente! Quem sabe seja melhor descascar as beringelas antes de levá-la ao forno, na hora de comer a casca atrapalha um pouco, mas nada que uma faca não resolva.

Filetto di branzino in cartoccio all' isolana.


Acho que este foi o meu preferido, difícil dizer qual foi o melhor prato, mas esse era muito bom pela simplicidade e o sabor do peixe que sobressai a todos os outros... Basicamente um pacotinho com o filet de peixe temperado com tomate cereja cortado ao meio, alcaparras, sal, pimenta, oregano e azeite aromatizado com alho.

Neste dia também colocamos azeitonas pretas!

Linguine piccanti con triglie e pane profumato.


Este é bem gostoso e picante. Com miolo de pão ralado e torrado, erva doce "selvagem". Esta é a folha da erva doce e não o funcho ou a semente! Não sei se é muito fácil de se encontrar, mas sei que existe porque tinha no sitio da minha amiga.

Este Aqui também era bom, mas os outros eram mais gostosos, será?! No fim a gente acaba confundindo as coisas... Na hora era uma delícia, a abobrinha com o hortelã fazem uma combinação muito refrescante e leve. Esse peixe é o branzino.

Aniversário da Christine

Após visitar a feira saímos com a Christine para comemorar o aniversário, a pobre coitada estava completamente sozinha aqui em Florença e meio tristinha com a ocasião!
M.i.J e eu tentamos dar uma animada...
Fomos numa enoteca-bar — Le volpi e l'uva — ao lado da Ponte Vecchio (lado Piazza Pitti, logo à esquerda!) muito legal. Brindamos com espumante e bebemos um vinho Toscano acompanhado por uma seleção de queijos regionais.
Depois disso seguimos para o Restaurante Armando, já comentei sobre ele aqui. Porém esse foi o primeiro momento que estive lá. Comi o primeiro Gnudi da minha vida, inesquecível! Pedimos um vinho muito bom escolhido pela M.i.J — no fim ela é sommelier, né? Vinho TOSCANA ENEO 2005
Saindo de lá comemos um gelato na Gelateria Alla Carraia, que todos dizem ser fantástica (já são três sorveterias fantásticas...). E depois de tudo isso, como se não bastasse, fomos ao Bar Angel's (via dei Proconsolo) onde todos os drinks são fracos, mas a música é boa...
Christine saiu trebada... Tomou todas, shot de tequila, mojito, vinho, espumante. Perdeu a chave de casa, não sabia que tinha pago a conta do bar, não se lembrava onde tinha colocado o dinheiro que demos a ela. 21 anos, muita coisa a se viver! :)















73a mostra internazionale dell' Artigianato

Fui com a M.i.J há tempos atrás na feira que estava acontecendo aqui na cidade, uma loucura! Tinha uma parte inteira dedicada a culinária italiana e um pavilhão dedicado à França... Muita coisa interessante, gostosa e principalmente cara.
Mesmo assim comprei umas coisinhas... me lembrei de todos, e de mim também! :D

Para mim e para M.i.J não existia a possibilidade de deixar de experimentar alguma coisa, comemos um pouco de tudo, queijo, azeitona, frios, chocolate, doces típicos e regionais, mel, creme de pistache (que maravilha!)... Adorei!!!

















Crocantes de pistache, uma loucura de bom!

























Pão italiano

























Olivas, muitos tipos! Comi a verde grandona ao canto esquerdo, não gostei... meio dura.


















Mel aromatizado! Que idéia maravilhosa. Comprei de limão siciliano, morango e laranja. Para comer de manhã com cereal é ótimo. Mas imagino que num crepe fique ainda melhor!


Pasmem isso é CHOCOLATE!





























































Biscoitos artesanais divinos.

















Re-cubo, uma designer que transforma suas pinturas em bolsas, estolas, colares. Muito interessante o trabalho! Ela usa tecidos reciclado, transforma velhos vestidos, retallhos em produto novo. Não resisti e comprei essa estola para mim. Quem quiser ver o site: http://www.re-cubo.com/
achei o site meio fraquinho em relação ao estande que ela tinha. Mas tem algumas coisinhas...

























Olha a sacola personalizada que linda!

Primeiro fim de semana

E eu pensando que ficaria sozinha e meio deprê naquele quarto de hotel lilás...

Meu primeiro fim de semana foi intenso, fiz muita caminhada pela cidade, fui ao cinema ver Wolverine, conheci um restaurante chamado Armando, dois bares... Intenso!
Na sexta-feira, que foi 1 de maio, fiz um passeio pela cidade com minha amiga Selma e cia. Fizemos uma caminhada de 3horas mais ou menos, terminamos em uma cervejaria próxima ao mercado central. Foi ótimo! E a irmã dela namora um italiano super culto que ia me contando fatos históricos, tradições da cidade, etc. Muito legal!


Pelo que entendi subimos o Giardino Boboli a partir da Porta Romana, andamos até o Piazzale Michelangelo passando pela Chiesa di San Miniato al Monte. Linda! Descemos em direção à Ponte Vecchio, andamos pelo o centro de Firenze. Me apresentaram as melhores sorveterias da cidade e depois continuamos em direção ao Mercato Centrale e terminamos na cervejaria com cerveja artesanal muito saborosa e aperitivo. Isso é uma tradição italiana, você vai a um bar lá pelas 18h30, 19hs e se você pede uma bebida tem direito de se servir de quitutes num bufet. Tem coisas pequenas de se comer com a mão — tipo finger food — e pratos mais encorpados como penne, raviolli, etc. É ótimo!!! Por que ainda não inventaram isso no Brasil?


Vista para Giardino Bardini

Selma, eu e Edna (irmã de Selma)

Eu e Claudia na Chiesa di San Miniato al Monte.
(Claudia é amiga da Selma, também da América Latina. Não me lembro de onde!)


Piazzale Michelangelo



Duomo de Florença — Cattedrale di Santa Maria del Fiore

5 de maio

Algumas receitas com beringela que são ótimas! Outras receitas de massa (sempre!) e uma de carne. De sobremesa uma torta muito gostosa.
Bucatini all'amatriciana: não gosto dessa massa, ela é um tipo de spaghetti com buraco no meio. Não enrola no garfo e é ruim de espetar. O sabor do molho era bom, bastante simples.
Spaghetti alla puttanesca: será que diabos eles querem dizer com isso? Essa massa acompanha salsa picada, não queijo ralado... um capricho da "puttanesca"?!
Saltimbocca alla Romana: carne de vitelo com presunto cru e salvia. Por desejo do professor fizemos um "rolê", ele adora mudar as coisas... Ficou bastante salgado e parece melhor do que de fato é.
Melanzana al pomodoro e formaggio: MARAVILHOSO! Ótimo como entrada. Beringela com tomate picadinho em cubos e queijo típico da Lombardia.
Melanzane alla parmigiana: bastante conhecida a beringela à parmigiana é muito saborosa, mas também muito pesada. Para ser mais fácil de servir é recomendado descascar a beringela antes de cortá-la.
Crostata di ricotta: torta simples e muito boa! A cara dela ficou horrorosa, este professor não é nada cuidadoso. A praia dele é outra... é chef de peixe e frutos do mar! Mais tarde colocarei as fotos da aula de peixes!

Bucatini all'amatriciana

Bucatini all'amatriciana

Preparação...

Preparação...

Na panela...alla puttanesca.

Na panela...alla puttanesca.

Puttanesca pronta para servir!

Puttanesca pronta para servir!

Saltimbocca alla Romana

Saltimbocca alla Romana

Melanzana al pomodoro e formaggio

Melanzana al pomodoro e formaggio
Não parece uma delícia?! Com pesto, tomate e queijo.

Receita

para 6 pessoas

2 beringelas cortadas em fatias redondas
100ml de azeite extra virgem
100ml de água
50ml de vinagre de vinho branco
3 tomates maduros cortados em cubos pequenos
200g de queijo (se não me engano era de cabra)

Molho pesto
30 folhas de mangericão
30 folhas de salsa
3 dentes de alho
100g de amêndoas sem casca
1 colher de chá de mostarda picante
sal, pimenta e azeite de oliva

Cozinhar as beringelas em uma frigideira grande não aderente com azeite a fogo alto, tempere com sal e se começar a grudar, respingue um pouco da água misturada ao vinagre. Essa preparação dura uns 5 min, as beringelas não devem ficar muito moles. Deixe as esfriar.
No mixer coloque todos os ingredientes para o pesto e bata até conseguir um composto como um creme.
Numa forma coberta por papel manteiga espalhe as rodelas de beringela, cubra com um pouco de pesto, cubos de tomate e o queijo em fatias. Levar ao forno para gratinar por 5 a 6 min.

Melanzane alla parmigiana.

Melanzane alla parmigiana.

Crostata di ricotta.

Crostata di ricotta.

4 de maio

Muita coisa boa nesta aula... É difícil dizer qual é a melhor aula, sabe? Sempre saio contente da escola, mesmo comendo muito e achando que vou engordar!
Peperoni Marinati: pimentão marinado muito saboroso!
Peperoni marinati in agrodolce: conserva de pimentão, eu achei muito ácido, tem muito vinagre para pouco doce!
Peperoni marinati arrotolati: enroladinhos de pimentão. Acabei não provando, mas parece muito bom!
Crostini di peperoni: estes eram realmente bons. Fora que para servir numa festinha são ótimos.
Tagliatelle panna e prosciutto: pasta com creme de leite e presunto de parma. Um clássico sempre bem vindo.
Roast-Beef à Italiana: continuo preferindo o feeito pelo meu amor...
Sformato di spinaci: acompanhamento de espinafre muito bom! Feito no forno... uma delícia! Podia comer só isso.
Pere al vino rosso: Algo simples e muito elegante, peras cozidas no vinho tinto.
Cialde alle mandorle: biscoitinho do Gula Gula! Gente é muito fácil de fazer! Quase ridículo... que perigo.

Vista geral de todos os preparos com pimentões.

Vista geral de todos os preparos com pimentões.

Crostini

Crostini

Peperoni arrotolati.

Peperoni arrotolati.

Tagliatelle

Tagliatelle

Sformato e Roast-Beef

Sformato e Roast-Beef

Pera no vinho tinto e biscoitinho Gula Gula

Pera no vinho tinto e biscoitinho Gula Gula

Receita

60g de açúcar
1/2 colher de sopa de farinha peneirada
1 colher de sopa de leite
50g de manteiga sem sal
50g de amêndoas picadas

Colocar o açúcar, a farinha, o leite e a manteiga em uma panela de fundo grosso. Derreta e misture tudo em fogo baixo, junte as amêndoas. Deixe cozinhar por 3 min até que ganhe consistência.
Cubra uma forma com papel manteiga e faça montinhos (com ajuda de duas colherinhas) bem distantes uns dos outros com a mistura de amêndoas. Os montinhos vão derreter no forno e se espalhar bastante!
Levar ao forno pré-aquecido a temp. média até que fiquem dourados. Tirá-los da forma após alguns segundos, se quiser dá para modelá-los sobre o rolo de abrir massa... mas é preciso fazer isso enquanto ainda estão quentes e queima o dedo!

Armando

Este é um restaurante tradicional de Florença. Quando comentamos sobre ele na escola uma das professoras disse "Armando me lembra infância e família!"
Até hoje é um ótimo restaurante para se jantar... ambiente familiar e aconchegante, atendimento muito bom e comida super caseira. Ótima dica!
Neste dia estava meio tristinha, não tinha resolvido o problema do apartamento, meio sozinha... Nada melhor que comer bem, não é mesmo?
Comi uma saladinha de entrada com peras, uvas e folhas. Ótima! De prato principal pedi um Spaghetti com abobrinha e tomates — bastante leve.
Nesse meio tempo chegou um homem com sua irmã, clientes da casa. Receberam um prato lindo cheio de presunto de parma com um perfume maravilhoso... e eu ouvindo "que delícia!"
Olhei, não pude evitar! Assim, ao terminar meu spaghetti o moço pediu para a garçonete me trazer uma porção de presunto também! ;)
Então comi aquilo tudo mais umas fatias de presunto! Realmente delicioso.

O restaurante.

O restaurante.
via borgo ogni santi

Minha salada.

Minha salada.

O Spaghetti.

O Spaghetti.

Pasta fatta in casa

Nesta semana uma loja (maravilhosa) de artigos para casa organizou uma demostração de como fazer massa fresca, mostrando como usar todos aqueles utensílios que não sabemos para que servem, etc. Lindo, ótimo... que vontade de comprar coisas e sair fazendo massa também!
O melhor de tudo é que o moço na foto não é chef nem cozinheiro, é um atendente da loja! Acredita?! Era tão simpático em explicar tudo que parecia alguém contratado de um restaurante.
Ele fez massa com tomate, seppie (tinta de um tipo de lula), espinafre... Lindinho, né?



Ravioles recheados de espinafre e ricota. Que fome! Saimos de lá para comer alguma coisa...

Sonhos... ou pesadelos?!

Sonhos... ou pesadelos?!
Nesses dias, na segunda aula de confeitaria com o Chef Calosi, recebemos um pouco de massa de fermento biológico para fazermos algo em casa. Eu depois de uns 3 dias fiz sonhos. Que pesadelo! :)
Fiz bastante direitinho, mas não tive paciência para esperar a massa dobrar de tamanho. Então ficou um tanto compacto... Mas além disso tinha algo que não estava direito, um gosto estranho. Paola (minha colega de apartamento) decifrou o problema, não era gosto de fermento, mas um azedo. Tantos dias na geladeira... tadinhos, morreram!
Porém, sem saber disso tudo, as fotos ficaram boas!
Detalhe do meu infusor de chá super legal.

Meu infusor!

Meu infusor!

Jantar na minha casa!

Fim de semana passada fomos jantar na casa da Christine. Ela fez um super jantar com entrada, prato principal e sobremesa... Que delícia!
De entrada comemos um creme de abobrinha com camarão. Desculpem, estava tão bom que não consegui tirar foto!
Prato principal ela fez a Arista com purê de batatas e ervilhas frescas com bacon. Tudo muito bom!
Sobremesa: copinho de frutas (morango e damasco) com Chantilly.
Ainda saimos para dar uma volta e ir num bar. Christine está à procura de seu "italian lover"! :)

Nesta semana, quarta-feira 13 de maio, fiz um jantarzinho simples aqui em casa. Uma receita que aprendemos na escola esses dias e que é de comer de joelhos! hummm...

Próximo sábado a M.i.J (Made in Japan, codinome da minha amiga!) nos convidou para jantar — COMIDA JAPONESA! Vamos cedinho ao mercado e à tarde ela ainda prometeu ensinar a cortar o peixe e fazer sushi... Hahahaha vai ser divertido!

Minha cozinha! M.i.J, eu e Christine.

Prato principal da Christine

Amo meia-calça estampada!

Amo meia-calça estampada!
Foto tosquinha, mas minha meia... Linda!!! Estrelinhas fofas!
O pessoal por aqui ama meia-calça colorida, de renda, estampada, etc. Tem de todos os tipos e para todos os gostos... e ninguém tá nem aí pro tipo de combinação que você faz! Tem coisas muito legais, pessoas com estilos maravilhosos que adoraria tirar foto como o "Sartorialist", mas não sou ele, né?! Não paro as pessoas na rua!
Mas hoje também vi uma mulher que era o cão! Até a italiana comentou com o amigo... Poxa, a bota cano longo estilo cowboy não fechava mais o zipper! Que isso...

Novas ideias!

A rotina aqui em Firenze é muito agitada, não consigo manter um ritmo de postagens eficaz... Resolvi mudar a minha proposta inicial, vou postando as fotos das aulas, da cidade, dos passeios e quando conseguir coloco alguma receita completa. Espero que ninguém fique muito chateado ou com fome... :)

Primeira aula de confeitaria... Que loucura!

Nossa primeira aula de confeitaria foi intensa por vários motivos, o professor fala de forma um tanto particular, vai diminuindo o volume de acordo com o fim da frase. Além disso, muita coisa tinha que estar semipronto pois não havia tempo de esperar o fermento biológico crescer. Assim ele fazia uma coisa, mas você tinha que entender que antes daquele momento havia milhões de outras etapas. Complexo!
No fim foi ótimo, comemos muito e ainda levamos croissant para o café da manhã do dia seguinte....

Sonho de consumo

Sonho de consumo
Linda kitchenaid vermelha!!!

Croissant

Croissant
Massa folhada para croissant

segundo momento...

segundo momento...

Crema Pasticcera

Crema Pasticcera
Creme de confeiteiro com baunilha de verdade!

E pronto para ser devorado!

E pronto para ser devorado!
Não é lindo? Pena que engorda tanto...

Variações com a mesma massa

Variações com a mesma massa
Polacchina

Preparação do Pain au Chocolat

Preparação do Pain au Chocolat
Olha que delícia! Imagine pronto...

Irresistível!

Irresistível!

Brioche

Brioche
recheado com crema pasticcera

Brioche e suas variações

Brioche e suas variações
Este era a mesma massa do brioche só que com amêndoas. No fim ainda foi recheado com creme Chantilly, não precisava...

Baba (Babá)

Baba (Babá)
Realmente essa massa era igual aquela geleca que todo mundo tinha quando criança! Mas depois que vai ao forno... que delícia!

Baba depois do forno, segunda etapa!

Baba depois do forno, segunda etapa!
depois desse momento ainda foi banhado em calda de chá de laranja e cointreau... irresistível! Essa é a rasão de não ter nenhuma foto dele pronto... Super leve e derretia na boca! hummm

Quarta aula - 30 de abril

Este dia foi ótimo! Fizemos um almoço super completo: entrada de torradinha com patê de figado de galinha, como prato principal costelas de porco com batatas no forno e saladinha. Ficou faltando a sobremesa, mas como à noite tinhamos a aula de confeitaria, nem fez falta!

O patê é realmente simples e muito gostoso... Acho que aos poucos vou conseguir superar meu problema com figado! A limpeza que é um tanto estranha, não fui eu que fiz. Vamos ver se no dia que tentar sozinha não vou ter um bloqueio... :)
A costela de porco se chama Arista (árista) e quer dizer a melhor parte do porco. Uma palavra que está relacionada a aristocracia, o pedaço mais caro, etc. Ele foi recheado com ervas e frito na panela antes de ir ao forno.
As batatas também ficaram uma delícia, mas pra ficar assim deve se colocar azeite sem medo!

Crostini di Fegatini

Crostini di Fegatini
Torrada com patê de figado

Arista

Arista
A nossa arista antes de ser cortada em fatias. Tá meio fora de foco...

Batatas ao forno

Batatas ao forno
O alho pode ir inteiro, com casca! Tempera com sal, pimenta e alecrim.

Dicas para a batata!

Depois de cortar a batata em pedaços se coloca ela dentro d'água para tirar o amido da superfície cortada (na receita diz por meia hora). Dessa forma a batata não gruda uma na outra se for frita, etc.

Antes de levar ao forno, ferva uma panela d'água, quando estiver fervendo jogue as batatas e dê uma cozida rápida por 2min. Dessa forma a batata vai fazer uma crostinha quando levada ao forno!
Escorrer as batatas após os 2min, secar as batatas com papel toalha e colocá-las sobre uma forma coberta com papel manteiga. Tempeire com alecrim, pimenta e dente de alho. Pode-se colocar folha de louro também. Regue com muito azeite e leve ao forno quente por cerca de 30min.

COLOQUE O SAL SÓ NO FIM! Se você colocar na hora de levar ao forno elas vão soltar água e não ficará crocante.

Fim da aula

Fim da aula
Assim ficou nossa mesa de preparo depois de tudo pronto!

Meu prato

Meu prato
Este foi o meu prato, junto meu caderno com milhares de anotações...

Terceira aula

Neste dia conhecemos o professor Claudio. Tivemos uma aula teórica sobre higiene, etc. Bastante semelhante com as regras de higiene sanitária que temos no Brasil... Nada de muito novo.
No fim da aula fizemos uma pasta com o Ragù Napolitano, que depois de tanto tempo de preparo nem achei assim tão bom... Sei lá! Fizemos o Ragù durante dois dias de aula e no fim não sei dizer se recompensa tanto diante de tanto trabalho. Mas foi bom ter algo para almoço de qualquer forma.

Esse professor é um tanto estranho, não muito ou nada didático! Parece que não preara a aula e é meio confuso na hora de orquestrar as receitas. Bem, cada professor tem seu jeito. Aos poucos vou escrevendo um pouco sobre cada um!

Claudio

Claudio

Ragù Napolitano

Ragù Napolitano
Essa massa é complicadíssima de se comer! Fora que é meio estranha na sua apresentação, né?!

Segundo dia de aula

Tivemos aula com a professora Gianna. Muito simpática e profissional, consegue passar a informação com calma e de forma simples de se entender. Tivemos uma aula sobre molhos a base de azeite de oliva. Muito boa e muito pesada... Temos que provar tudo aquilo que fazemos em aula! Como cozinhamos três molhos diferentes e ainda fizemos uma espécie de picadinho toscano, comemos muito! Mas estava tudo delicioso... um perigo.

Gianna

Gianna
Nossa professora jovem.

spezzatino con le patate

spezzatino con le patate
Esse é fácil de entender, picadinho com batata. Muito gostoso! Depois de tanto macarrão ter um picadinho como prato principal é um luxo!

Salteando o spaghetti

Salteando o spaghetti
Antes de terminado o cozimento do spaghetti, os italianos tiram ele d'água e jogam junto ao molho na frigideira. Ele chegará ao ponto "al dente" durante esse processo.

Spaghetti com molho de laranja

Spaghetti com molho de laranja
Receita simples e saborosa... Leva anchovas e salsa picada

Spaghetti com molho de anchovas

Spaghetti com molho de anchovas
Muito simples e gostoso... leva farinha de rosca tostada e parmesão ralado.

Cantuccini di Prato

Cantuccini di Prato
Biscoitinhos tipicos da cidade de Prato, devem ser degustados com vinho Santo, aqueles doces de sobremesa. Muito bom!

Escola Cordon Bleu Firenze

Escola Cordon Bleu Firenze
esta é uma parte da cozinha... muito limpa e organizada!

a outra parte da cozinha. De preto a proprietária e professora Gabriella Mari, ao seu lado está Giana, outra professora. Ao fundo está Masako, aluna japonesa.

Algumas receitas básicas!

Bem, estou meio atrasada com essa história de blog, mas ainda não me acomodei em um lugar permanente, tá tudo meio bagunçado!
Achei que no fds teria tempo de organizar tudo, mas acabei tendo um feriado bastante agitado e intenso de caminhadas, passeios... Melhor assim!

Vou postar o que ficou faltando da primeira aula, aquelas receitas básicas tipo 'Caldo de Carne' e 'Fondo Bruno'.

Brodo di Carne e Bollito

Ingredientes
1kg de carne bovina (tanto carne quanto osso)
700g de lingüiça de vitelo
1 cebola branca espetada com um cravo
1 dente de alho
1 cenoura em pedaços
1 tomate maduro (facultativo)
1 talo de aipo em pedaços (não se usa as folhas, mas pode-se guardar para decoração)
1 maço de ervas aromáticas (ramo de salsa, louro, tomilho...)
sal grosso
4 litros d’água
pimenta preta em grãos

Modo de preparo:
Deixar de molho durante uma hora em água fria a carne e os ossos.
Em uma panela grande, colocar a água fria e os ossos, leve a ebulição. Durante esse processo aparece uma espuminha estranha, esta deve ser retirada, ou pode-se jogar esta água fora e começar tudo de novo.
Juntar as verduras e o enroladinho de ervas. Ferva lentamente, fogo baixo, por pelo menos 2h30 com a panela semicoberta. O caldo deve ser filtrado para se retirar a parte solida do brodo.
Nesta preparação a carne solta todo o seu sabor e líquido na água, por isso não é saborosa. Caso se queira aproveitar, esta é recomendada para preparações de salada, a vinagrete com cebola, etc.

Muitos chefs cozinham carnes, que serão usadas em receitas diversas, no brodo para ressaltar o sabor. O brodo também é muito utilizado em lugar da água pura para diluir um molho ou para acrescer líquido em uma preparação... Vocês vão ver que o brodo é praticamente indispensável em uma cozinha!

Fondo Bruno

Outro clássico da cozinha! É a base de vários molhos de carne, o primeiro estágio do Demiglace.

Ingredientes
2kg de osso de vitela ou bovina (deixado de molho por duas horas em água fria)
200g de carne bovina ou vitela
100g de pele de porco
1 cebola roxa ou branca
1 cenoura
1 talo de aipo
1 dente de alho (pode ser com casca)
1 enroladinho de ervas aromáticas (veja a receita de Brodo)
vinho tinto
sal grosso
grãos de pimenta

Modo de preparo:
Depois de deixar os ossos de molho, escorrer e colocar tudo num tabuleiro ou panela que possa ir ao forno junto com as outras carnes. Levar ao forno bem quente deixando-as bem douradas. Assim toda a gordura da carne se derrete e pode ser separada. Feito isso, retire a carne do tabuleiro e coloque-a em uma panela bem grande com 5 a 6 litros de água fria. Leve a ebulição.
Enquanto isso, retire a gordura do tabuleiro com cuidado. Leve o tabuleiro sobre o fogão, junte as verduras picadas finamente e o enroladinho de ervas. Refogue brevemente e junte o vinho tinto em abundancia para “deglassar” bem o fundo do tabuleiro. Quer dizer, derreter todo aquele caldo de carne que grudou no fundo. Junte este molho à panela onde está a carne e deixe ferver lentamente. Retire se necessário a espuma que se formar com uma escumadeira. Quando o líquido se reduzir a altura dos ossos, o Fondo Bruno estará pronto. Retire a carne, peneire o líquido tirando as partes sólidas e deixe esfriar. Com a carne pode-se fazer almôndegas e outras preparações pois esta é bem saborosa!

A partir do fondo bruno também pode se fazer o “Demiglace” e o “Glace de Viande”. Para tanto deve se reduzir o fundo bruno até uma consistência de xarope, usando panelas cada vez menores.
A “Glace de Viande” é a redução do demiglace.

Recomenda-se não colocar sal no fondo bruno para não arriscar de ficar muito salgado quando estiver pronto.
O fondo bruno pode ser congelado em forminhas de gelo para ser usado posteriormente. Coloque sempre uma etiqueta com a data de fabricação e indicação do que é, os preparos devem ser consumidos em até 3 meses.

Firenze

Firenze

Primeiro dia no Cordon Bleu

Vou tentar organizar as coisas aqui no Blog. Hoje o dia foi intenso e aprendemos várias receitas... Colocarei as receitas da parte da tarde que consegui tirar foto. As outras todas — estávamos com tanta fome — comemos antes de conseguir pensar em fotografar!

Fondente di patate com lenticchie del castellucio e pancetta croccante

Fondente di patate com lenticchie del castellucio e pancetta croccante
Receita do Chef Bonucci

Receita

Ingredientes
batatas cozidas
brodo
creme de leite fresco
cebola, louro e alho
lentinhas cozidas
bacon
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Descasque e cozinhe as batatas no leite com folha de louro, quando estiverem macias, passe no espremedor para obter um purê. Coloque numa panela e misture um pouco do brodo, ajuste o sal e tempere com pimenta. Se ficar muito consistente misture um pouco de leite ou creme de leite. Deve ser bastante liquido, como um creme.
Doure a cebola picada no azeite junto com o alho (este pode ser inteiro e com casca) e folha de louro. Junte o bacon cortado em cubos. Quando estiver pronto junte as lentinhas e deixe no fogo por alguns instantes até pegar gosto.
Corte fatias longas e finas de bacon, leve em uma travessa ao micro-ondas. Vire as fatias para irem secando dos dois lados, até ficarem crocantes. Seque num guardanapo o excesso de gordura.
Numa tigela pequenina coloque um pouco de creme de batata, por cima uma colherada de lentilhas e para decorar uma fatia de bacon crocante. Pode-se aprimorar a decoração com um fio de azeite, uma pitada de pimenta e cebolinha.

Tortino di patate con crema di parmigiano

Tortino di patate con crema di parmigiano
Chef Bonucci

Receita

Ingredientes:
batatas cozidas
cebola roxa
parmesão
azeite extra virgem
creme de leite fresco
sal e pimenta a gosto
batata frita a portuguesa para decoração
pitada de noz moscada

Modo de preparo:
Pique as cebolas, refogue no azeite com um pouco de açúcar e folha de louro. Assim que estiver pronta junte o vinho tinto e deixe cozinhar.
Descasque e cozinhe as batatas no leite com folha de louro, quando estiverem macias, passe no espremedor para obter um purê. Misture o parmesão, o azeite até obter uma textura cremosa, mas firme. Tempere com sal e pimenta.
Leve ao fogo o creme de leite ecom um pouco de parmesão, cozinhe em fogo baixo até engrossar. Coloque uma pitada de noz moscada.Unte forminhas individuais com manteiga e coloque uma camada de meio centímetro de cebola, cubra o restante com o purê de batata. Leve as forminhas em banho maria ao forno (temperatura média) por cerca de 15 minutos.
Desenforme uma forminha sobre um prato, derrame um pouco do creme de parmesão envolta da tortinha, decore com a batata frita e gotas de um molho escuro.

Uovo d'oro farcito

Uovo d'oro farcito
Chef Bonucci

Receita

Ingredientes
batatas cozidas
açafrão
ovo de codorna
parmesão
creme de leite fresco

Modo de preparo:
Descasque e corte as pontas das batatas de modo que fiquem em pé. Tire com uma faca o miolo, como se fosse um “copinho”. Cozinhe-as em água com açafrão e sal por cerca de 10min. Controle a consistência com um palito, elas não devem ficar muito macias e sim crocantes!Faça um creme com os miolos de batata, o parmesão e um pouco de creme de leite. Tempere com pimenta.
Coloque as batatas sobre uma forma, em cada uma coloque um ovo de codorna (cru) e cubra com uma colherada do creme parmesão.
Leve ao forno (temp. média) até que estejam cozidos. Isto vai depender do tamanho das batatas... por isso elas devem ter tamanho o mais semelhante possível.
Depois de cozido, corte a batata ao meio e arrume-a sobre um prato. Pode-se decorar de várias formas, com cogumelos frescos, molho de queijo, cebolinha, etc. O ideal é que a gema do ovo não esteja completamente sólida.

Fois Gras con gelatina di Aperol e arancie flambate

Fois Gras con gelatina di Aperol e arancie flambate
Chef Bonucci

Receita

Ingredientes para gelatina
250g de licor
50g de água
2g de Agar-agar (alga japonesa que substitui gelatina incolor)
1 colher de sopa de açúcar

Modo de preparo:
Leve tudo ao fogo até ferver, coloque em uma forma de maneira que tenha meio centímetro de altura, coloque no congelador para endurecer. O Agar-agar toma consistência mais rapidamente que a gelatina convencional.

Ingredientes para preparo da laranja
2 laranjas
manteiga
açúcar demerara
folhas de louro

Ingredientes para redução de molho de soja com aceto balsâmico
dois terços de aceto balsâmico
um terço de molho de soja
1 colher de açúcar

Modo de preparo:
Com um zester retire a casca das laranjas. Descasque-as e corte os gomos prestando atenção para descartar a parte branca. Deve retirar somente a polpa!
Em uma frigideira derreta a manteiga e um pouco de açúcar junto com duas folhas de louro. Quando estiver pronto junte os gomos de laranja e um pouco de ‘gran marnier’ para flambar. Não deixe cozinhar por muito tempo para os gomos não se desfazerem!
Em outra panela coloque um pouco d’água e açúcar até fazer uma calda. Jogue as cascas de laranja e deixe cozinhar para perderem o gosto amargo. Escorra.
Corte torradas de pão e frite-as em uma frigideira com azeite.
Decore um prato com a redução do molho de soja, coloque a torrada, por cima o fois gras e cubra com a gelatina de licor. Arranje os gomos de laranja ao lado e jogue uma pitada de sal grosso, cebolinha e pimenta moída sobre a torradinha/ prato.